sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Bossou



Bossou é sincretizado com Jesus de la Buena Esperanza.


O Loa Bossou se acredita ser o espírito do falecido rei Dahomeano Tegbésou.Ele é muito poderoso é um Loa agressivo,sua aparência é a de um homem com três chifres,também é chamado por estes nomes:(Bossou Dlo (Touro d'Água) Bossou twa Kon (touro de três chifres), Bossou Kondyanman, Bossou Kadja, Bossou Djobolo).

Cada chifre de Bossou tem um significado. (Força, selvageria e violência).Quando ele chega na posse, ele aparece como que quebrando a cadeia que ele estava preso e  impedido de agir, age como um touro e muitas vezes vai bater nas coisas tais como: altares, pessoas e paredes. Ele quebra tudo ao seu redor com sua cabeça como um touro feroz faria com seus chifres.



Vevé  Bossou


Ele às vezes come grama,faz um mugido como  uma vaca,ele bebe rum ou sangue de touro,sua comida favorita é o porco que é  oferecido á ele apos uma manifestação em algum Voduista. Ele protege seus seguidores quando eles viajam à noite, ele também é um curandeiro incrível. 

A cerimônia em homenagem a Bossou sempre agrada a congregação, pois permite-lhes de comer fartamente. 

Normalmente, um bom número de pessoas participam de um ritual à Bossou, pois é muito popular, principalmente no Benin, África e também no Haiti. É um pouco menos comum nos E.U.A., mas ainda sim cultuado.





Sua contraparte feminina é chamado Madan Bossou literalmente se traduz em (esposa de Bossou), que é uma vaca e têm um filho chamado (Kabwata). Às vezes todos os três vão aparecer juntos em uma cerimônia.

Sua cor é vermelho e está representada pela imagem do Santo Católico de Jesus de la Buena Esperanza.







*OBSERVAÇÃO !!! :
Não chame e não agrade Bossou,não fique falando no nome dele .Bossou se trata de um Loa muito bom mas é extremamente agressivo,então deixe para que  os Houngans e as Mambos mais experientes cuidem dele.

Abraços á todos !!!

Paulo Bulgarelli.`.
(Criador da Pagina no Facebook: Vodu,Voodoo e Hoodoo e do Blog: Brasil Vodu,Voodoo e Hoodoo)

Texto escrito sob a supervisão de Houngan Jose(Tamp Vodou Laspri Nan Lavi)