domingo, 27 de setembro de 2015

Marassa,os gêmeos na tradição vodu.



Marassa




Gêmeos na vida real normalmente são capazes de manifestar diferentes habilidades com mais facilidade do que a grande maioria segundo as raízes africanas. É um talento natural. O poder dos Loas Marassa está fortemente ligado com eles, assim, eles são capazes de controlar as coisas e fazer magia.





No Vodu haitiano, os Marassa são servidos logo após a Legba e é dado um lugar de alta importância. A imagem que usam os voduístas para representar o Marassa é S. Cosme e Damião, que estão associados com o Marassa Rada.

Marassa também são servidos no rito Petro a ser referido como Marassa nan Petro. Os gêmeos Petro também são referidos Marassa twa, ou gêmeos de três, sendo verdadeiramente trigêmeos. Estes trigêmeos são mais geralmente associado com as três virtudes: Fé, Esperança e Caridade.







Famílias que são conhecidas por ter gêmeos dentro de seu passado ou presente, geralmente são obrigados a servir o Marassa. Festividades para o Marassa oferecendo a alimentação tanto para os gêmeos vivos quanto para os gêmeos mortos. Todas as crianças, na verdade, são convidadas a comer a sua oferenda. As crianças aproveitam a comida e o Marassa é esperado para comer sentado no chão e com as mãos, junto de seus convidados.

O Marassa gosta de comer. Ele come suas oferendas e ainda reclamam que estão com fome e dizem que não comeram nada. Apenas quando completamente satisfeitos eles vão atender às pessoas que necessitam de sua ajuda. Juntamente com alimentos, como a maioria das crianças, eles adoram brinquedos. Eles são terríveis quando resolvem punir e devemos ter grande cuidado para não excitar esse lado deles. Raramente aparecendo na posse, eles agem como crianças quando elas fazem uma aparição. Eles são conhecidos por ter a clarividência, a capacidade de curar, para conferir boa sorte em geral.


Você pode notar que as características destes Loas são bem parecidas com as crianças de nossa umbanda digo a nossa umbanda porque aqui no brasil é o que estamos mais familiarizados é uma das religiões brasileiras que têm bastante influencia africana ou seja o culto aos sagrados orixás.



A gama do que constitui um gêmeo é bastante ampla dentro dos ritos africanos. Crianças nascidas com dedos a mais  nas mãos ou nos pés são considerados gêmeos. Diz o ditado que comeram a outra criança, enquanto no útero, assim, o dígito extra representa a sua outra metade.

Crianças que nasceram com pés palmados ou as mãos também são considerados Marassa. A criança que nasceu após os gêmeos (dosou para o sexo masculino, dosa para o feminino) é considerado mais poderosa do que os gêmeos combinados. Há Marassa associados com todas as nações da tradição Vodu, então na verdade existem diversos conjuntos de gêmeos e diferentes formas de atendê-los.


Vévé Marassa.


O Marassa nem sempre são as mais fáceis de lidar como Loa. É por isso que muitos vão apenas servir o Marassa se tiverem a obrigação de fazê-lo.

Se em  sua família têm gêmeos, não há escolha. Ou se for chamado pelos gêmeos para servi-los, mais uma vez será obrigado serví-los. Eles são coléricos, delicadas, mas têm ataques de fúria, e pode ser violento às vezes.


Eles devem ser tratados exatamente iguais, se fizer o contrário pode provocar ciúmes, causando problemas. Bonecos gêmeos são um presente maravilhoso para esses Loas. Elas adoram doces, pipoca e outras guloseimas.

Durante as saudações para os gêmeos, uma criança será levada em torno do peristilo com uma laye (bandeja de palha) para jogar alguns dos alimentos do gêmeo em áreas sagradas. Os doces e outros alimentos são repassados ​​até o laye ficar vazio. Vegetais folhosos, álcool, fumo e sangue não são oferecidos ao Marassa pois são coisas impuras que pode destruir seus poderes. 




Na verdade, isso seria considerado um grande insulto. O Marassa são servidos em pratos duplos e triplos, especialmente para eles, que muitas vezes são unidos como um.

Abraços á todos!!!!

Paulo Bulgarelli.`.
(Bruxo,Ocultista,Benzedor,Conjure e Rootworker)

Texto escrito sob a supervisão de Houngan Jose.

Nossa pagina no facebook:
https://www.facebook.com/HoodooEVodu

Junte-se á nós,grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/1131501670210020/?fref=ts


Contato comigo:https://www.facebook.com/paulo.bulgarelli.10

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Papa Legba

Papa Legba




Papa Legba,sincretizado com São Lazaro.




Legba é o primeiro loa a ser saudado em uma cerimônia de Vodu, embora exista algumas exceções a este respeito.Na realidade, sem dúvida de que servir Legba é essencial. Sem uma saudação apropriada para Legba, não seríamos capaz de entrar em contato com outros Loas. Papa Legba é o Portal. Assim, ele abre as portas para os Loas. 

Nota-lo aqui nesta canção popular: 

"Papa Legba ouvre baye pou mwen, ago eh! 
Papa Legba Ouvre baye pou mwen, 
Ouvre baye pou mwen, Papa 
Pou mwen passe, Le'm tounnen mapa remesi Lwa yo! " 

Português: 

"Papa Legba, abra o portão para mim, e me dê licença 
Papa Legba, abra o portão para mim 
Abra o portão para mim, Papa 
Para eu passar, quando eu voltar eu vou agradecer ao Lwa! "

Como você pode ver, Papa Legba reside no portão. No início de qualquer dança Vodu, você vai notar as saudações diferentes para o Loa Legba. Esta é uma forma de homenagear a "casa" deste Loa, o portão. Vivendo no portão, Legba controla a entrada e saída dos Loas dentro e fora do templo. Sem sua permissão, nenhum Lwa será capaz de entrar no peristilo, e chamar os Loas será em vão.


Papa Legba sincretizado com São Pedro,que carrega as chaves do céu.


Legba é o mestre das portas, portais e estradas. Pontos de interseção estão também sob seu controle.
Legba vive no portão, em última análise o coloca no papel de regulador. Ele regula o fluxo de uma cerimônia, permitindo a passagem do Loa mantendo o equilíbrio do templo.

O Houngan ou a Mambo levando a cerimônia também controla o Loa. Ele ou ela pode fazer o Loa deixar a cabeça de alguém no caso deles terem aparecido no lugar errado ou tempo impróprio. Há uma série de técnicas utilizadas para fazer isso.

Papa Legba é um velho, (principalmente) o homem pacífico, sexualmente impotente. Ele é visto como um homem pequeno de idade que usa roupas de mendigo. Ele tem feridas, um pé coxo e um membro torcido. Mas não se engane, pois Loa Legba é muito poderoso e pode-se ver isso durante suas posses, em que Legba pode demonstrar a sua grande força. Ele anda com uma muleta, carrega uma Djakout (bolsa de palha), fuma um cachimbo e usa um chapéu de palha. A bolsa de palha de Legba, Djakout, muitas vezes pode ser vista pendurada em uma árvore com suas ofertas dentro,ou nas encruzilhadas.





Legba é uma grande Loa. Ele é o dono de muitos caminhos. Papa Legba vive no portão e é frequentemente visto como um andarilho.

Durante as cerimônias, a entrada para o peristilo será a primeira a ser saudada durante  o culto de Legba. Esta é uma forma de homenagear a "casa" desta Loa, o portão. 

Legba é um malandro também! Ele tem sido conhecido por desempenhar um bom número de truques nas pessoas, algumas agradáveis ​​e outras não tão boas assim!

Há apenas um Legba, mas às vezes você vai ouvir alguém dizer "Legba Petro nan". Há músicas para Legba Petro nan. "Legba Petro nan" na verdade significa "servir Legba no rito Petro". Legba está sendo servido para abrir o portão para o Loa Petro. O serviço de Legba "no Petro" é diferente de seu serviço no rito Rada (petro = "magia negra" / rada = "magia branca").


Vévé Papa Legba.


Legba, ao ser saudado no rito Rada, é saudado e servido com água, melaço, e às vezes mel. Ele é saudado com o asson, o chocalho sagrado do sacerdócio. Legba, ao ser saudado no rito Petro, será saudado com rum (ou kleren que é rum misturado com várias coisas).

Há certos espíritos no mundo que todos podem ou não ter naturalmente com eles. Todas as pessoas tem ancestrais, ou seja, todo mundo tem um  Guede, todos têm a Loa Met Tet(Senhor da cabeça). Mas um Loa que todos podem não ter com ele, mas que todos são capazes de entrar em contato com ele é o Loa Legba.


Oferenda para Papa Legba para aberturas de caminhos!!!!!






Se você busca pela abertura de seus caminhos, principalmente nos casos de dinheiro e de emprego, é para Papa Legba que você deve fazer seus pedidos. Em uma sacola feita de palha coloque uma garrafa de cachaça ou de rum, um cachimbo, tabaco, moedas, amendoins e leve estes presentes numa encruzilhada para Legba, peça para ele abrir o caminho para você. E nunca se esqueça de ser bondoso com os mendigos, principalmente com mendigos idosos, pois muitas vezes um mendigo na rua é Papa Legba disfarçado, que irá testar a boa vontade de seus fiéis....

Texto escrito sob a supervisão de Houngan Jose.

Paulo Bulgarelli.`.
(Bruxo,Ocultista,Benzedor,Conjure e Rootworker)

Vodu,Voodoo e Hoodoo no Facebook:

Nosso grupo no facebook:




sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Detalhes dos Loas do Vodu

Detalhes dos Loas do Vodu


Vou falar dos detalhes de cada Loa do Vodu Haitiano,mostrarei seus Vévés correspondentes,bem como alguns detalhes de suas oferendas,seus sincretismos e etc.

Espíritos em Vodu são conhecidos como Loas; litografias de Santos católicos são usados para representá-los.

Durante a escravidão no Haiti, os brancos mestres franceses proibiram os escravos de praticar vodu como religião e quem era pego praticando qualquer outra religião que não o catolicismo foram severamente punidos.


Os escravos, ainda profundamente ligados às suas raízes africanas foram obrigados a usar as imagens de Santos católicos durante cerimônias Vodu, fingindo estar orando para eles, enquanto no fundo de seus corações eles estavam rezando para seus deuses africanos. Esta é a principal característica que diferencia o Vodu que é praticada no Haiti e na África.


Mais de 400 anos se passaram, mas a tradição estranhamente ainda permanecem até hoje; ele está tão profundamente enraizada na religião que é quase impossível sequer imaginar Vodu haitiano sem a representação do Loas com imagens dos santos católicos.


Damballa


Damballa,sincretizado com São Patrício.


No Vodú, Damballah é um dos mais importantes de todas os Loas. Ele é tanto membro da família Rada (magia branca) como da família Petro (magia negra) ou um Loa Racine(Raiz).

É representado como uma serpente e associa-se estreitamente com cobras. Ele é considerado o pai de todas os Loas e, juntamente com sua esposa Ayida Weddo, são considerados no Vodú haitiano os Loas da criação.


Algumas das suas canções rituais indicam que ele "transporta os antepassados", na sua volta ao Ginen (casa espiritual do Loa, e o pós-vida). Sua esposa é a serpente arco-íris Ayida Weddo (ele também é casado com a Erzulie Freda).

Como um Loa da nação Rada está associado com a cor branca. Sua cor especial é o branco. Suas oferendas são muito simples, por exemplo, ele prefere um ovo em um monte de farinha. Algumas casas também servem ele com anisete (licor de anis) e xarope de milho,bolos brancos.

Ele não fala quando se apresenta em sua posse, mas faz barulhos, sibila como uma cobra.

Na maioria das casas, ele é sincretizado com uma das imagens católicas de Moisés ou St. Patrick.

Damballa está no topo da Hierarquia Vodu.No entanto, tem casa que vão preferir associar-lo St. Moises com Damballa no aspecto Rada, e St. Patrick para o Petro Damballa.


Moisés lançando seu cajado e ele se transforma em cobra.


A razão para isso é que St. Patrick não gostava de cobras e as expulsaram da Irlanda. No entanto, Moisés usou cobras em seu trabalho extensivamente. Ele de fato carregava um cajado que se transformou em cobra! Moisés também teve acesso ao Santo dos Santos, e Dambala é o Santo dos Santos. Ele é o tabernáculo. Esta é a razão pela qual Dambala é o mais sagrado de todos os Loas.

Durante uma festa de Vodu, fumar e beber são restritos até depois Dambala e Ayida forem saudados. Algumas casas preferem restringi-los até depois Freda (ela odeia cigarros!).
Dambala não gosta do cheiro de cigarros ou bebidas alcoólicas. Ele é um espírito muito puro! Ele manifesta-se como uma serpente, e é conhecido por sua capacidade de criar a paz, mesmo nas mais difíceis situações.

Como é que ele é servido anisette então? Você pode estar se perguntando. Ele leva anisette em seu aspecto Petro. Neste aspecto, ele é muitas vezes conhecido como Dambala nan Petro ou Danbala La Flanbo. Ele também é conhecido neste momento como uma serpente alada. Em seu aspecto Rada, ele aceita apenas o branco mais puro e limpo. Em Petro, algumas vão usar verde, vermelho e prata.



Alguns exemplos de Vévés dos Loas Damballa e Ayida Weddo.


Dambala não se  associas ao Guedes. Isto é bastante fácil de entender. A fumaça, beber e muitas pimentas. Dambala é um espírito puro. Ele deve ser mantido puro.


Ki mele mwen, Danbala, Ki mele mwen
Ki mele mwen, Danbala, Ki mele mwen
M pagen Mama, M pagen Papa
Danbala, ki mele mwen

O que me importa Dambala, o que me importa,
O que me importa Dambala, o que eu me importo.
Eu não tenho mãe, eu não tenho pai.
Dambala, o que me importa.

Abraços!!!! 

Paulo Bulgarelli.`.

Texto escrito sob a supervisão de Houngan Jose.

Paulo Bulgarelli.`.
(Bruxo,Ocultista,Benzedor,Conjure e Rootworker)

Contato comigo:https://www.facebook.com/paulo.bulgarelli.10

Vodu,Voodoo e Hoodoo no Facebook:
https://www.facebook.com/HoodooEVodu

Nosso grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/1131501670210020/?fref=ts