Marassa
Gêmeos na vida real normalmente são capazes de manifestar diferentes habilidades com mais facilidade do que a grande maioria segundo as raízes africanas. É um talento natural. O poder dos Loas Marassa está fortemente ligado com eles, assim, eles são capazes de controlar as coisas e fazer magia.
No Vodu haitiano, os Marassa são servidos logo após a Legba e é dado um lugar de alta importância. A imagem que usam os voduístas para representar o Marassa é S. Cosme e Damião, que estão associados com o Marassa Rada.
Marassa também são servidos no rito Petro a ser referido como Marassa nan Petro. Os gêmeos Petro também são referidos Marassa twa, ou gêmeos de três, sendo verdadeiramente trigêmeos. Estes trigêmeos são mais geralmente associado com as três virtudes: Fé, Esperança e Caridade.
Famílias que são conhecidas por ter gêmeos dentro de seu passado ou presente, geralmente são obrigados a servir o Marassa. Festividades para o Marassa oferecendo a alimentação tanto para os gêmeos vivos quanto para os gêmeos mortos. Todas as crianças, na verdade, são convidadas a comer a sua oferenda. As crianças aproveitam a comida e o Marassa é esperado para comer sentado no chão e com as mãos, junto de seus convidados.
O Marassa gosta de comer. Ele come suas oferendas e ainda reclamam que estão com fome e dizem que não comeram nada. Apenas quando completamente satisfeitos eles vão atender às pessoas que necessitam de sua ajuda. Juntamente com alimentos, como a maioria das crianças, eles adoram brinquedos. Eles são terríveis quando resolvem punir e devemos ter grande cuidado para não excitar esse lado deles. Raramente aparecendo na posse, eles agem como crianças quando elas fazem uma aparição. Eles são conhecidos por ter a clarividência, a capacidade de curar, para conferir boa sorte em geral.
Você pode notar que as características destes Loas são bem parecidas com as crianças de nossa umbanda digo a nossa umbanda porque aqui no brasil é o que estamos mais familiarizados é uma das religiões brasileiras que têm bastante influencia africana ou seja o culto aos sagrados orixás.
A gama do que constitui um gêmeo é bastante ampla dentro dos ritos africanos. Crianças nascidas com dedos a mais nas mãos ou nos pés são considerados gêmeos. Diz o ditado que comeram a outra criança, enquanto no útero, assim, o dígito extra representa a sua outra metade.
Crianças que nasceram com pés palmados ou as mãos também são considerados Marassa. A criança que nasceu após os gêmeos (dosou para o sexo masculino, dosa para o feminino) é considerado mais poderosa do que os gêmeos combinados. Há Marassa associados com todas as nações da tradição Vodu, então na verdade existem diversos conjuntos de gêmeos e diferentes formas de atendê-los.
Vévé Marassa. |
O Marassa nem sempre são as mais fáceis de lidar como Loa. É por isso que muitos vão apenas servir o Marassa se tiverem a obrigação de fazê-lo.
Se em sua família têm gêmeos, não há escolha. Ou se for chamado pelos gêmeos para servi-los, mais uma vez será obrigado serví-los. Eles são coléricos, delicadas, mas têm ataques de fúria, e pode ser violento às vezes.
Eles devem ser tratados exatamente iguais, se fizer o contrário pode provocar ciúmes, causando problemas. Bonecos gêmeos são um presente maravilhoso para esses Loas. Elas adoram doces, pipoca e outras guloseimas.
Durante as saudações para os gêmeos, uma criança será levada em torno do peristilo com uma laye (bandeja de palha) para jogar alguns dos alimentos do gêmeo em áreas sagradas. Os doces e outros alimentos são repassados até o laye ficar vazio. Vegetais folhosos, álcool, fumo e sangue não são oferecidos ao Marassa pois são coisas impuras que pode destruir seus poderes.
Na verdade, isso seria considerado um grande insulto. O Marassa são servidos em pratos duplos e triplos, especialmente para eles, que muitas vezes são unidos como um.
Abraços á todos!!!!
Paulo Bulgarelli.`.
(Bruxo,Ocultista,Benzedor,Conjure e Rootworker)
Texto escrito sob a supervisão de Houngan Jose.
Nossa pagina no facebook:
https://www.facebook.com/HoodooEVodu
Junte-se á nós,grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/1131501670210020/?fref=ts
Contato comigo:https://www.facebook.com/paulo.bulgarelli.10
Nenhum comentário:
Postar um comentário