segunda-feira, 2 de novembro de 2015

FET GHEDE NO HAITI 
Texto: Mambo Racine



As "Pessoas" jogam esta bebida(Rum) com 21 pimentas curtidas e pisadas ao rum,nas partes intimas como prova de que estão sob possessão dos Loas.....Os Loas que entram em posse tomam esta mistura...o que se torna impossível uma pessoa sem estar tomada pelo Lwa ,fazer isto..(minhas observações).


Dois de novembro, Dia dos Mortos, normalmente chamado de Fet Ghede(pronuncia-se guêdei)é um feriado
nacional no Haiti. Católicos assistem missa de manhã e então vão para o cemitério, onde eles rezam e fazem
consertos nas tumbas de familiares. A maioria dos católicos haitianos também são vodunistas, e vice-versa, de
modo que no caminho para o cemitério muitas pessoas mudam de roupas, do branco que eles vestem para ir à
igreja para o púrpura e negro dos loas Ghede, os espíritos de antepassados.

No meio da manhã as ruas de Port Au Prince estão atulhadas de milhares de pessoas. Dúzias já estão
possessas por um Ghede e suas vozes nasais, piadas obscenas e giros da dança banda os fazem
inconfundíveis.

Grand Cemetiere, o cemitério principal de Port Au Prince, é lotado por pessoas. Multidões apertam-se ao
redor da cruz cerimonial de 8 metros de Baron e da cruz menor de Maman Brigitte. Muitos trazem oferendas
de café e rum que eles vertem ao pé das cruzes. Eles também oferecem pão, amendoim grelhado, milho
assado e às vezes comida apimentada.


Ocasionalmente uma pessoa, normalmente um Houngan ou uma Mambo, sacrificam uma galinha ou um par de
pombos. As oferendas são rapidamente consumidas pelos mendigos que se amontoam pelo cemitério.
Algumas pessoas vendem velas, fitas de cera de abelha e imagens religiosas de santos para representar o
Baron, Maman Brigitte e os Ghedes.

Imagine uma Mambo em saias volumosas de negro e lavanda, um babado das mesmas cores, vários lenços de
seda amarrados ao redor de sua cabeça e fios de contas ao pescoço dela; ela aproxima-se da cruz de Maman
Brigitte com seus hounsis (os que receberam a primeira iniciação.) Ela leva fitas de cera de abelha pegajosa
que ela afixa a cada braço da cruz e ao centro. Então ela retira uma galinha preta de seu saco de palha e a
passa em cima dos corpos dos hounsis, removendo todas as más influências. 

Depois da oração, ela mata a
galinha rapidamente da mesma maneira que ela faria para uma refeição ordinária. O sangue jorra na cruz e ela
doa a galinha a uma mendiga faminta que espera. A Mambo é possuída por Maman Brigitte e profetiza os
eventos do próximo ano. Um do hounsis que se comportou mal é castigado com alguns tapas gentis e um que
está doente recebe uma receita para um tônico de ervas. Então Maman Brigitte encharca a cruz dela com rum,
canta e dança a banda com grande virtuosismo para alegria dos presentes. Alguns momentos depois ela sai da
cabeça da Mambo, que ,novamente consciente, recompõe-se a e deixa o cemitério com dignidade extrema.



Altar para Baron Samedi e Maman Brigitte( altares do Vodu Story=Loja Vodu on line)

Pela cidade, no cemitério de Drouillard, onde é enterrado o mais pobre dos pobres, as pessoas do bairro Cite
de Soleil, a adoração é ainda mais intensa. Filas de vodunistas de vários peristilos marcham cantando atrás de
times de percussionistas, com cada vez mais pessoas sofrendo possessões conforme eles se aproximam do
cemitério. Os que permanecem conscientes visitam os sepulcros de amigos e parentes e
Falam a eles como se pudessem ouvir debaixo do solo.

"Olhe, Papai, " diz uma mulher, "eu trouxe comida para você".
"Irmão mais velho," lamenta um homem jovem, "o Exército o matou, nós achamos seu corpo em pedaços,
mas todos eles estão aí, irmão, não estão? Você não tocará os tambores novamente para nós, querido irmão....
Mamãe sente saudades, ela quis vir mas ela está doente. Veja o rum que eu trouxe para você"!

Os loas Ghede varrem o cemitério gritando piadas obscenas e cantando canções obscenas com todo o ar de
seus pulmões. Aqui está uma canção popular entre os Ghedes ano passado no cemitério de Drouillard:

Zozo, tone! A la yon bagay ingra, (repita)
Koko malad kouche, zozo pa bouyi te ba l bwe ,
Koko malad kouche, zozo pa vine we l.

Pênis, pelo trovão! Que coisa ingrata, (repita)
Vagina está doente e cansada, pênis não ferve chá para ela,
Vagina doente e cansada, pênis não vem a ver.

Ano passado eu, uma Mambo americana, deixei um peristilo com um Houngan e nossa congregação. O
Houngan teve em sua cabeça um Baron poderoso chamado Secretaire de la Croix, mas Secretaire estava
recusando-se a possuir o Houngan, porque o Houngan tinha pego algum dinheiro dado para o Fet Gede e tinha
usado para seus próprios propósitos. O Houngan foi muito humilhado, e decidiu ir diretamente para o
cemitério pedir perdão.





Eu fiz uso de um caminhão, assim nós o enchemos de membros de nosso peristilo e rumamos pelas ruas
sufocadas para o cemitério. Nós ficamos presos no tráfego e como esperamos demais, Baron Secretaire de la
Croix ficou impaciente e me possuiu!
Até onde me foi falado, havia um carro na pista da contramão, também parado. Secretaire abriu a janela do
motorista da pickup e começou a falar com os ocupantes do carro, muito surpreendidos por ver um Baron na
cabeça de uma Mambo estrangeira! Duas senhoras muito ricas sentadas na parte de trás do carro foram para
quem Baron prestou honra especial.

"Boa noite, senhoras." Baron disse.
"Boa noite, Baron, Papai." elas deram risada.
"E como estão seus clitóris hoje ?" o Baron inquirindo muito seriamente.
"Se seus clitóris não estiverem bem, vocês podem me falar e eu direi para esses dois grandes pênis velhos na
frente do carro para entrarem em ação!"

As mulheres que em qualquer outra circunstância teriam ficado furiosas, riram, como fizeram os dois homens
na frente do carro. As velhas apoiaram na janela e responderam ao Baron.

"Nossos clitóris estão muito bem, Papai Baron. Muito obrigado !"
E em alguns momentos cessara o trânsito intenso e o Baron me lançou da possessão e me deixou dirigir a
pickup até o cemitério e lidar com a vergonha de nossos membros do peristilo rirem histericamente,
Relatando o incidente para mim!

À noite, cada peristilo faz uma dança em honra de Baron, Maman Brigitte, e dos Ghedes. As pessoas que vêm
devem estar todas alimentadas e os loa que aparecem também são festejados com caldeiras de comida
especialmente preparadas para eles. A dança segue ao longo na noite, mesmo até a alvorada. O talento
artístico dos loa é incomparável e até mesmo não-vodunistas vêm assistir. Então os adoradores exaustos
voltam para casa, esperar o próximo Fet Ghede do ano seguinte.

Texto: Mambo Racine

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