domingo, 4 de outubro de 2015

Crenças,praticas e ética no Hoodoo

Crenças,Práticas e Ética no Hoodoo.





Resumo sobre o Hoodoo,para quem não leu o texto que publiquei sobre o Hoodoo segue o link deste mesmo blog que falei sobre o que é o Hoodoo:http://brasilvoduvoodooehoodoo.blogspot.com.br/2015/08/o-que-e-hoodoo.html

Agora vou falar sobre as Crenças e práticas do Hoodoo!!!.

O Hoodoo não é uma religião, mas muitas vezes os praticantes recorrem á mitologia cristã, no entanto, alguns praticantes têm a mesma probabilidade de apresentar uma petição para Ganesha ou mesmo Papa Legba para eliminar os obstáculos e abrir os caminhos diante deles. Mesmo assim, existem algumas crenças comuns que a maioria dos praticantes Hoodoo seguem. Elas são:


A crença em um Deus supremo. 




A maioria dos adeptos do Hoodoo acreditam em algum tipo de Poder Superior a quem dirigir as suas orações e súplicas,como podemos notar não é muito diferentes de algumas escolas esotéricas que pedem que seus praticantes tenham fé em um Ser Maior para que possam ser aceitos,mas isto não é obrigatório nas práticas do Hoodoo,pois o praticante de Hoodoo pode não acreditar em Um Ser Maior para praticar Hoodoo.

Este poder pode ser simplesmente referido como Deus ou qualquer número de divindades ou espíritos das principais religiões do mundo. 

Um praticante pode escrever uma petição(logo falarei sobre petições em futuras publicações) para Buddha, Santa Muerte ou até mesmo Jesus para proteção,prosperidade e luz ou paz espiritual tudo dependerá de seus propósitos e intenções e de qual Ser ou Deus ele sentir mais afinidade.

Esses seres tem interesse ativo nos assuntos dos seres humanos e têm a capacidade de influenciar as nossas vidas.

Vida após a morte.



Vida após a morte e juntamente com a crença em um Poder Superior vem a crença na existência da alma após a morte física. Muitos Trabalhadores de raízes começam a trabalhar com os espíritos dos mortos na forma de ancestrais, os espíritos dos mortos ligados a eles por sangue.

Acredita-se que os mortos não morrem, mas sim "sobem"para outro nível do ser,digo sobem entre aspas porque é um modo de dizer, porque se formos notar eles estão entre nós,situados no plano astral que nos envolve mas infelizmente muitos não estão aptos á enxerga-lo ou senti-lo, a partir do qual eles podem nos olhar e nos ajudar.
A partir deste nível superior, os antepassados ​​podem guiar-nos em nossas vidas diárias, interceder junto a Deus em nosso nome e nos proteger em momentos de necessidade.


Adivinhação.


A capacidade de prever o futuro e se comunicar com os espíritos desencarnados é uma das habilidades mais importantes do praticante espiritual.
A adivinhação permite que o indivíduo possa analisar o passado e o presente, de modo a determinar a probabilidade de um evento futuro.

Adivinhação ensina que pela participação ativa nos eventos que ocorrem na vida de uma pessoa, ele ou ela pode mudar as probabilidades para com os seus fins desejados.
As "ferramentas"usadas podem variar de praticante para praticante,podendo ser:cartas de tarô,bolas de cristal,espelhos negros,copos com água,leituras nas borras de café e etc,tudo depende da qual sistema o praticante escolhe trabalhar.


Doutrina das Assinaturas.




Uma crença que afirma que o Criador (ou seja, Deus, o Universo, etc) marcou tudo na existência com um sinal, ou assinatura, o que indica o seu uso pretendido.

Podemos ver estas crenças também na Cabalá Hebraica que tanto influenciou também o Hoodoo,pois os antigos cabalistas ensinam que todos os nomes de seres,objetos e etc, aqui neste planeta receberam seus nomes de acordo com seus respectivos nomes dados nos planos superiores.

Além disso, pela observação cuidadosa pode-se determinar as utilizações de uma planta a partir de um aspecto da sua forma, como a forma das suas raízes ou folhas, a sua cor, ao local de crescimento, ou mesmo o seu nome,crença esta que podemos ver também na cultura do candomblé,pois se analisarmos os escritos de Pierre Verger em seu livro Ewé,vemos que os escravos quando retirados de sua terra natal não tinham as mesmas plantas em mãos por estarem em terra desconhecidas e nesta mesma terra não tinham as mesmas plantas para trabalhar,então pelo toque de suas mãos nas plantas desconhecidas e pela sua visão reconheciam as assinaturas das plantas,para que pudessem a substituir por outras que surtiriam o mesmo efeito.

Justiça de retribuição.





justiça de  retribuição é uma teoria de punição com base no princípio bíblico do "olho por olho" e "dente por dente". Ao contrário de algumas práticas Mágikas que ensinam seus seguidores a "não prejudicar",o Hoodoo permite um indivíduo  se proteger por meio da magia, mas também para retaliar contra aqueles que erraram com ele. 

No entanto, no caso do último ou seja a retaliação e a punição deve caber ao crime,pois se analisarmos as obras de grandes autores do Hoodoo e tomo como exemplo a  obra  de Denise Alvarado ou seja sua obra:Voodoo Dolls and Magick Ritual,lá se encontra que tais punições só devem serem realizados para estrupadores e pessoas que cometeram crimes graves,então como praticantes sérios de Hoodoo não devemos sair por ai fazendo feitiços de destruição porque estamos com raiva de nossos"inimigos".

Intencionalidade.



Na tradição Hoodoo, maldições são vistos como um desejo que só pode ser cumpridas por autorização de Deus e só quando a maldição é merecida. 

Por exemplo, se você fizer um pó para amaldiçoar um indivíduo,este pó só vai ter um efeito sobre tal indivíduo e mais ninguém que possa caminhar sobre o pó. Além disso, acredita-se que maldições não justificadas ou que seja de fato merecidas não causarão nenhum efeito, exemplo que provém da Bíblia um livro muito utilizado por praticantes de Hoodoo,tomo como exemplo o livro de Provérbios 26: 2 que diz:

"Como o pardal que voa em fuga,
e a andorinha que esvoaça veloz,
assim a maldição sem motivo justo
não pega"

A maldição que é de fato merecida e pronunciada por uma pessoa em posição de autoridade, como um Rootworker, é dito que nunca falham,porem temos que levar em consideração que o "atacado"pode ter defesas espirituais e sendo assim o feitiço pode retornar ao seu lançador ou pode ser neutralizado por tais defesas.






O que temos que saber é o seguinte,no Hoodoo não há a Lei Tríplice,como é ensinada na tradição da Wicca,tradição esta que respeito e gosto muito,mas não é porque no Hoodoo não há tal lei que devemos sair por ai fazendo feitiços de destruição e punição só porque o alvo fez algo que ofendeu nosso EGO.

Não temos como negar a lei do retorno, lei esta que é ensinado por todas as escolas sérias de Mágia,independente se retorna-rá 3 x ou uma vez,se analisarmos os escritos de grandes cabalistas e falo de Cabalá pois esta também influenciou o Hoodoo,eles ensinam que se matarmos uma pequena borboleta aqui no brasil isto pode causar um furacão no outro lado do mundo!



Então pensem bem antes de fazer feitiços de destruição,dominação(porque isto também é uma forma de atacar a pessoa)amarrações amorosas e afins e saibam a lei do retorno é inegável! 

Livros pesquisados:

Voodoo Dolls in Magick adn Ritual de Denise Alavarado.

The Voodoo Hoodoo Spellbook de Denise Alvarado.

Pierre Verger livro:Ewá.

O poder da cabala de Yehuda Berg.

Paulo Bulgarelli.`.

Nossa pagina no facebook:
https://www.facebook.com/HoodooEVodu

Junte-se á nós,grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/1131501670210020/?fref=ts

Contato comigo:https://www.facebook.com/paulo.bulgarelli.10

2 comentários: