sábado, 22 de agosto de 2015

Loas(Lwas) Espíritos do Vodu

Loas(Lwas) Espíritos do Vodu




Os Loas (também escrito Lwa) são os Espíritos do Vodu, semelhantes, não iguais, aos Orixás,Cultuados no Candomblé e Umbanda,cito a Umbanda porque a maioria dos brasileiros ou seja,nós estamos familiarizados com o culto da Umbanda,que recebeu em sua doutrina e cultura influências Africanas do culto aos Orixás.

Os Loas são a essência do Vodu e são a base de tudo o que se faz dentro da religião. Embora a esmagadora maioria dos Sacerdotes e Sacerdotisas do Vodu insistam em afirmar que o Vodu é monoteísta (crê em um único deus), há alguns que afirmam que o Vodu, tal como Candomblé, é uma religião politeísta (crê em vários deuses).

O maior "problema" dentro do Vodu é a gigantesca influência católica, 95% dos voduístas também se consideram católicos e, muito diferente dos Candomblés,os Loas não têm face própria. São sempre mostrados como imagens católicas, há algumas exceções, como La Sirene que é mostrada como uma imagem que é também usada pelos Umbandistas,imagem esta de Yemojá(Yemanjá)

Yemanjá,criada com influência Européia.
que vale lembramos é uma imagem que foi criada com influencias Européias,pois se notarmos veremos Yemanjá que é cultuada na Umbanda um tanto quanto "diferente" da Yemanjá que é cultuada no Candomblé,pois no Candomblé as imagens que a representam são mais Africanizadas em essência,porque ela está representada de pele negra ou morena e usa suas armaduras que os praticantes de Candomblé usam nos seus cultos para homenagear seus Orixás e os recebê-los em Transe.



Yemanjá,imagem criada com influência africana.

Exceções acontecem também com Baron Samedi que é visto como um esqueleto no Vodu,apesar de que há sincretismos que podem ser usados para representá-lo.


Baron Samedi.

Os Loas são facilmente acessíveis para nós, e normalmente há o contato através da possessão. Mas a possessão não encerra nada de demoníaco, pelo contrário, ela é altamente desejada,necessária.


Procura-se servir os Loas o melhor possível, oferecendo-lhes suas comidas favoritas, resguardando o dia da semana ligado a eles, vestindo suas cores e cantando suas músicas.

Os Loas são organizadas em grupos . Isto torna mais fácil para nós entendê-los, bem como definir certas características daqueles Loas. Estes Loas pode ter um número de coisas diferentes em comum.

 A liturgia Vodu é dividida em três grupos distintos.

A primeira delas é a Rada.


Damballa,sincretizado com São Patrick.

 A maioria dos Loa Rada vêm de Dahomey. Dahomey é agora conhecido como Benin. Alguns Loas que vêm do Dahomey são Dambala Wedo, Ayida Wedo,Erzulie Freda, etc.


Erzulie Freda.

 Eles são espíritos que viajaram da África ao Haiti. Os loas Rada são consideradas divertidos, estáveis e benéficos. Eles estão associadas com a cor branca. Sua postura é mais defensiva do que agressiva.

Depois da liturgia Rada, você tem o serviço Loa de outras diferentes áreas da África, principalmente Ogou.


Ogou,sincretizado com São Jorge.

O Loa Ogou é muito mais como uma família de espíritos semelhantes, que são os espíritos da Nação Nago (yorubás da Nigéria) do que de fato um único Loa, mas é que Ogou (lê-se Ogú) encabeça a nação Nago. Eles vieram da Nigéria. Neste país que têm espíritos como Ogou Xangô , Batala Ogou , Badagre Ogou , Ossanj , etc Estes Loa têm suas próprias batidas de tambor, o seu próprio protocolo, e seu próprio ritual.Cultua-se a nação Nago às Quarta-feiras, bem como é o dia de Ogou.

Agora vamos falar sobre os Loa Petro.

Os Loa Petro estão associadas com a cor vermelha. São consideradas mais agressivas, cruéis , de fato, mais rápido a agir contra inimigos, e particularmente eficaz na rapidez de sua magia . A diferenciação real da Rada e Petro é sua origem. Petro tendem a ser Kongo, espíritos Creoules, e também de um número imenso de diferentes tribos Africanas. No rito Petro, temos nuitas nações. Exemplos destes são os Ibo , Wangol e Kongo. As origens dos Loas Petro também são mais obscuras. Junto com o Loa Petro, temos a Loa Marinette (lê-se Marrinét) .


Marinette.

 A Marinette era uma pessoa viva. Nos cultos de Candomblé são chamados de Éegun.

Temos também o Loa Gede . São vistos como uma família, com o Barão Simityé(Barão Cemetery) e Maman Brijit(Grande Mãe Brigitte).


Barão e Maman Brijit

 O Barão e Brijit fazem o renascimento dos espíritos dos falecidos , que se tornam Gede. Eles são incontáveis . Como estão constantemente renascendo como espíritos inteligentes que é impossível enumerar cada um deles. Existem também algums Loa Gede que são " rasin "(têm raiz, são específicos na vida de alguém). Uma delas é Brav Gede Nibo, muitas vezes visto como o primeiro ancestral.

Além destes três grupos de Loa, pode-se também encontrar os que são chamados de djab(lê-se Diáb).

Djab fazem parte do Rito Bokor.

Estes Loas podem ser referidos como um djab quando eles estão trabalhando de uma forma agressiva. Mas, mais geralmente, quando se fala em um djab, está se falando sobre um espírito pessoal que foi adquirido por contrato. Este é um espírito que pertence a uma pessoa específica,depois que o contrato foi feito.
 Muitas vezes, a forma como esse relacionamento é atingido entre a pessoa e o djab é através de um contrato mágico, como um pacto, você paga frequentemente oferendas em troca de um Djab lhe trazer constante proteção.


Imagem ilustrativa dos Djabs.

Djabs trabalham mais com a magia, e menos com a espiritualidade . Eles trabalham para se livrar de inimigos, aumentar a riqueza de alguém, e trazer sucesso. Djab são rápidos para punir seus próprios "donos", se os seus serviços não são corretamente pagos. Costumam punir seu servo severamente, incluindo penas de morte,são frequentemente acionados por Houngans e Mambos experientes.

Texto escrito sob a supervisão de Houngan Jose.

Paulo Bulgarelli
(Bruxo,Ocultista,Benzedor,Conjure e Rootworker)

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2 comentários:

  1. A grosso modo,ficamos com a impressão que há uma forte semelhança entre o vodu haitiano e a umbanda brasileira. A começar pelos veves e os pontos traçados (ou riscados) e o culto aos mortos. Mas as semelhanças não ficam por aí, elas são muitas. Tais aproximações obviamente não são aleatórias mas provavelmente indicam uma origem em comum a cultura e religiosidade banto, muito marcante em toda a diáspora. Tal qual o vodu, a umbanda em verdade foi engendrada no Brasil, a partir de adaptações e adequações de vários cultos de origem africana e também indígenas.Sobressaindo como catalisador nessa simbiose, os bantos que a muito a cá estavam.

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  2. A influência banto nas Américas e na diáspora é tão marcante, que encontra-se presente no inconsciente coletivo, burlando ortodoxias e preconceitos. Por isso da penetração das entidades da umbanda no candomblé e da forte presença das entidades petro no vodu.

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