sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Detalhes dos Loas do Vodu = Papa Loko

Papa Loko


Vévé Papa Loko




Papa Loko foi o primeiro Houngan. Ele é o pai de todos os Houngans e Mambos, é muito respeitado por todos. É ele quem confere o Asson, o chocalho sagrado do sacerdócio Vodu. Ele é o guardião do peristilo, naturalmente sendo chamado o Houngan premier. Saudações e cerimônias para Loko são das mais complexas e belas, dando-lhe todo o respeito. Loko é extremamente rigoroso quando se trata de tradição.

Às vezes, mesmo quando as coisas estão sendo executadas corretamente, Papa Loko aparecerá na posse, e não muito feliz. Ele pode ser duro quando vê que as coisas não estão sendo feitas corretamente. Ele não tolera a injustiça, e é rápido para punir aqueles que têm feito coisas erradas. Ele é o mestre de cerimônias e tem sempre a resposta adequada para qualquer pergunta. Ele é conhecido como um juiz justo e é frequentemente chamado para tomar decisões quando algo está sendo disputado.

Ele é um médico mestre de ervas e conhece todas as suas propriedades para cura e magia, para o bem ou mal. Se um determinado caso ou doença é extremamente difícil, Loko é chamado por Houngans e Mambos para prescrever a cura. Ele passa muito de seu conhecimento sobre as folhas e ervas para Houngans e Mambos, assim temos muitos dos segredos das ervas para cura e magia. Costuma-se dizer que Loko é o vento, ou como o vento .Assim, ele é capaz de ouvir qualquer coisa que ele desejar. Ele é associado com a borboleta e nenhum segredo é desconhecido para ele.



Loko pertence à linhagem real do Daomé.Embora isto pareça fazer suas origens claras, isso não acontece. Os índios caribenhos, os Tainos, serviram também um espírito ancestral conhecido como Loko. Este Loko foi associado a uma árvore sagrada, e hoje Loko ainda é associado a uma árvore sagrada. 

Muitas vezes pode-se ver um saco, para Loko, pendurado em uma árvore perto de um peristilo.
Loko é servido por Houngans e Mambos. Não haveria uma razão para alguém que não é um Houngan ou Mambo para servir este Loa, como ele é o doador do segredo do Asson (chocalho sagrado), e é isso que vai chamá-lo para atender alguém. Se você não tem "Pran Asson" - tomado a Asson - não haveria razão para chamar este grande mistério. Ele é associado com as imagens de São José e do Anjo Gabriel.

Papa Loko é sincretizado com São José.


Uma canção que os iniciados cantam para Ele:

"Papa Loko se Ou ki Banm Asson
Le ou te ban mwen'l ou dim kenbe'l nan kè mwen
Ala'm tonbe mwen leve li nan kè mwen
Ala'm tonbe mwen leve li nan kè mwen 
Pechè latè ki fè'l sèvi ponya yon jou l'ap ponyade yo."

Tradução:

"Papa Loko é você quem me deu o Asson
Quando você deu para mim, você me disse para mantê-lo no meu coração.
Eu caí, eu cai e estarei começado para cima, ele ainda está em meu coração
Eu caí, eu cai e estarei começado para cima, ele ainda está em meu coração
Os pecadores desta terra que o usam como um punhal, um dia vão ser esfaqueados por ele ".

Abraços!!!
Paulo Bulgarelli.`.


Texto escrito sob a supervisão de Houngan Jose(Tamp Vodou Laspri Nan Lavi).

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domingo, 18 de outubro de 2015

Ferramentas básicas do Praticante de Hoodoo

Ferramentas básicas do praticante de Hoodoo.




Ao Contrário da Wicca ou das práticas de Magia cerimonial o Hoodoo não exige que os praticantes tenham que adquirir ferramentas que são totalmente fora de mãos pra o praticante,ou difíceis de serem encontradas ou compradas pelo alto preço que possuem ou até mesmo serem consagradas ou adquiridas e fabricadas em dia,hora,lua e em ritual próprio.

Mas isto depende de praticante para praticante pois se lermos a obra de Denise alvarado no livro: The Voodoo e Hoodoo Spelbook na pagina 11,assim diz:

"Your altar and everything on it should be blessed or consecrated".

"Seu altar e tudo sobre ele deve ser abençoado ou consagrado"

Mas este é o estilo que ela ensina e pratica então temos que respeitar e se acharmos necessário fazer consagrações que façamos,cada praticante é livre para escolher seu estilo de prática.

O Hoodoo nasceu de um povo e praticantes que eram totalmente "pobres" de posse pessoal,então eles usavam que tinham em mãos ou seja o simples!!!

As ferramentas do Conjure muitas vezes são encontradas na natureza ou o que temos em nossa cozinha ou em nossas casas.

Abaixo vou disponibilizar uma lista bem básica de ferramentas do praticante de Hoodoo,lembrando que estas ferramentas são de fácil acesso para todos nós!!!

Ferramentas Básicas!!!

Chave Phillips.





A chave Phillips é muito usada para se fazer furos nas velas de 7 ou as palitos,para se preencher com óleos ou até mesmo com ervas.

Pires.





As velas de trabalho ou as velas mestras  do Conjure podem ser colocadas sobre os pires(mas cuidado para que não caiam e causem incêndios,certifique-se de colocar em locais seguros). Na tradição Hoodoo, pires também são virados de cabeça para baixo e petições,selos Mágicos, etc ... são colocados abaixo do pires que está virado, enquanto velas queimam em cima do pires.



Porta- Moedas ou saquinhos porta- jóias.




Porta-moedas podem substituir sacos mojos.Pois se trata de um objeto que está pronto e de fácil acesso.

Tabua de cortar alimentos.





Eu a uso para rolar as velas que eu utilizarei em meus rituais,por ex:

Eu espalho os pós que eu utilizarei em meu feitiço e as ervas também,em seguida eu ungirei as velas com os óleos de intenção e rolarei estas velas nos pós e ervas apropriadas de acordo com minhas intenções.

Cinzeiro.



Cinzeiros metálicos ou de vidro podem ser usados para se queimar incenso ou petições em papel, por ex:

Se eu for usar um cinzeiro de vidro eu deverei colocar um pouco de areira dentro do cinzeiro e ascender(botar fogo) no carvão de narguilé e em  seguida depois do carvão em brasa coloca-lo á cima da areia que está dentro do cinzeiro jogar as ervas piladas sobre o carvão em brasa.

Petições em papel podem ser queimadas e suas cinzas por exemplo podem ser usadas em um pó de amor como?.Por ex:

Posso desenhar um Pantaculo para o Amor e queimá-lo para em seguida recolher as cinzas e usar em uma mistura de ervas em pó e uma base para o mesmo.

Ímãs





Alguns praticantes de magia podem não concordar, mas eu frequentemente utilizado ímãs no lugar de Lodestones em algumas magias,o imã também é utilizado em certos tipos de receitas e formulas e também em sacos Mojos para atração daquilo que se deseja!!!!

Espelhos em molduras.





Geralmente se usa um espelho em moldura com um Símbolo de proteção  que lhe agrade atrás do espelho e coloca-se o espelho de frente para a sua porta de entrada para enviar o Mal de volta para quem o mandou,as pessoas não vão nem desconfiar que ele está sendo usado para isto!!!

Moedas ou notas.







Moedas e notas muitas vezes retratam símbolos como animais, luminares como o sol ou a lua, e / ou vegetação,homens que foram importantes para a Historia. Estas moedas e notas podem ser conjuradas e usadas como talismãs ou charmes para Sacos Mojos e etc...

Pilão.






Pilão para macerar ervas e usar em misturas especiais,use os de pedra de preferência,os de madeira use para algum trabalho bem específico.Você pode usar os de metal também.

Moedor de Café ou de Cereais.





Para Moer sementes,raízes e cascas ,use os manuais não os elétricos.

Ralador.





Ralar curios tais como:Raízes,sementes ou cascas.


Turibolo.





Para queimar:Ervas,resinas para a defumação!.Você pode usar o cinzeiro como eu dei exemplo acima.

Papel marrom,saco de papel marrom.





Para escrever petições,pedidos,desenhar Pantáculos,escrever orações,sigilos e etc...

Lápis.





Tudo relacionado á escrever:Petições,sigilos,orações e etc.

Sacos Ziplock.





Recolher materiais Mágicos,ande sempre com eles no bolso quando for fazer caminhadas na natureza,insetos mortos,ervas,pedras,terras,poeiras e etc.

Luvas descartáveis.





 Usar quando for trabalhar com certas pimentas,até para untar velas com certos óleos que contém certas ervas"quentes",certas terras e poeiras.

Flanelas e retalhos.




Flanelas e retalhos diversos para costurar Sacos Mojos e fazer seus Gris-Gris.

Potes de vidro diversos.




Para guardar suas ervas pois a conserva é bem melhor,fazer Honey Jar,para o Honey jar prefira os de tampa metálicas,pois ascendemos no preparo do Honey Jar velas á cima deles!

Agulha de Cacto e espinheiro.




Para marcar velas com símbolos,nomes,pode ser usados em certos feitiços também!

Várias Poeiras.




Poeiras de vários locais podem serem usadas no trabalho Hoodoo,tudo depende do que se deseja,por ex: se eu desejo prosperidade eu pego poeiras de bancos.

Ervas,raízes,cascas diversas.





Posso dizer que 80 por cento do trabalho do Hoodoo é realizado com ervas,cascas,raízes diversas.

Óleos de condição.




São muito importantes na tradição Hoodoo,são muito usados por ex:em Sacos mojos,Honey Jar,untar velas,passar em certas partes do nosso corpo,Gris-Gris e etc...Logo falarei mais deles!!! 

Como você pode ver, a prática do Hoodoo e do  conjure não precisa ser um empreendimento caro e maioria dos itens necessários para lançar feitiços e fazer encantos ou são prontamente disponíveis para a pessoa média ou de outro modo de fácil obtenção, ou estão em nossa cozinha!!! Más um detalhe use seus objetos separadamente dos de usos "profanos",se for usar um objeto tal como a chave philips a use só para a Magia! 

Abraços á todos!

Paulo Bulgarelli.`.

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domingo, 4 de outubro de 2015

Crenças,praticas e ética no Hoodoo

Crenças,Práticas e Ética no Hoodoo.





Resumo sobre o Hoodoo,para quem não leu o texto que publiquei sobre o Hoodoo segue o link deste mesmo blog que falei sobre o que é o Hoodoo:http://brasilvoduvoodooehoodoo.blogspot.com.br/2015/08/o-que-e-hoodoo.html

Agora vou falar sobre as Crenças e práticas do Hoodoo!!!.

O Hoodoo não é uma religião, mas muitas vezes os praticantes recorrem á mitologia cristã, no entanto, alguns praticantes têm a mesma probabilidade de apresentar uma petição para Ganesha ou mesmo Papa Legba para eliminar os obstáculos e abrir os caminhos diante deles. Mesmo assim, existem algumas crenças comuns que a maioria dos praticantes Hoodoo seguem. Elas são:


A crença em um Deus supremo. 




A maioria dos adeptos do Hoodoo acreditam em algum tipo de Poder Superior a quem dirigir as suas orações e súplicas,como podemos notar não é muito diferentes de algumas escolas esotéricas que pedem que seus praticantes tenham fé em um Ser Maior para que possam ser aceitos,mas isto não é obrigatório nas práticas do Hoodoo,pois o praticante de Hoodoo pode não acreditar em Um Ser Maior para praticar Hoodoo.

Este poder pode ser simplesmente referido como Deus ou qualquer número de divindades ou espíritos das principais religiões do mundo. 

Um praticante pode escrever uma petição(logo falarei sobre petições em futuras publicações) para Buddha, Santa Muerte ou até mesmo Jesus para proteção,prosperidade e luz ou paz espiritual tudo dependerá de seus propósitos e intenções e de qual Ser ou Deus ele sentir mais afinidade.

Esses seres tem interesse ativo nos assuntos dos seres humanos e têm a capacidade de influenciar as nossas vidas.

Vida após a morte.



Vida após a morte e juntamente com a crença em um Poder Superior vem a crença na existência da alma após a morte física. Muitos Trabalhadores de raízes começam a trabalhar com os espíritos dos mortos na forma de ancestrais, os espíritos dos mortos ligados a eles por sangue.

Acredita-se que os mortos não morrem, mas sim "sobem"para outro nível do ser,digo sobem entre aspas porque é um modo de dizer, porque se formos notar eles estão entre nós,situados no plano astral que nos envolve mas infelizmente muitos não estão aptos á enxerga-lo ou senti-lo, a partir do qual eles podem nos olhar e nos ajudar.
A partir deste nível superior, os antepassados ​​podem guiar-nos em nossas vidas diárias, interceder junto a Deus em nosso nome e nos proteger em momentos de necessidade.


Adivinhação.


A capacidade de prever o futuro e se comunicar com os espíritos desencarnados é uma das habilidades mais importantes do praticante espiritual.
A adivinhação permite que o indivíduo possa analisar o passado e o presente, de modo a determinar a probabilidade de um evento futuro.

Adivinhação ensina que pela participação ativa nos eventos que ocorrem na vida de uma pessoa, ele ou ela pode mudar as probabilidades para com os seus fins desejados.
As "ferramentas"usadas podem variar de praticante para praticante,podendo ser:cartas de tarô,bolas de cristal,espelhos negros,copos com água,leituras nas borras de café e etc,tudo depende da qual sistema o praticante escolhe trabalhar.


Doutrina das Assinaturas.




Uma crença que afirma que o Criador (ou seja, Deus, o Universo, etc) marcou tudo na existência com um sinal, ou assinatura, o que indica o seu uso pretendido.

Podemos ver estas crenças também na Cabalá Hebraica que tanto influenciou também o Hoodoo,pois os antigos cabalistas ensinam que todos os nomes de seres,objetos e etc, aqui neste planeta receberam seus nomes de acordo com seus respectivos nomes dados nos planos superiores.

Além disso, pela observação cuidadosa pode-se determinar as utilizações de uma planta a partir de um aspecto da sua forma, como a forma das suas raízes ou folhas, a sua cor, ao local de crescimento, ou mesmo o seu nome,crença esta que podemos ver também na cultura do candomblé,pois se analisarmos os escritos de Pierre Verger em seu livro Ewé,vemos que os escravos quando retirados de sua terra natal não tinham as mesmas plantas em mãos por estarem em terra desconhecidas e nesta mesma terra não tinham as mesmas plantas para trabalhar,então pelo toque de suas mãos nas plantas desconhecidas e pela sua visão reconheciam as assinaturas das plantas,para que pudessem a substituir por outras que surtiriam o mesmo efeito.

Justiça de retribuição.





justiça de  retribuição é uma teoria de punição com base no princípio bíblico do "olho por olho" e "dente por dente". Ao contrário de algumas práticas Mágikas que ensinam seus seguidores a "não prejudicar",o Hoodoo permite um indivíduo  se proteger por meio da magia, mas também para retaliar contra aqueles que erraram com ele. 

No entanto, no caso do último ou seja a retaliação e a punição deve caber ao crime,pois se analisarmos as obras de grandes autores do Hoodoo e tomo como exemplo a  obra  de Denise Alvarado ou seja sua obra:Voodoo Dolls and Magick Ritual,lá se encontra que tais punições só devem serem realizados para estrupadores e pessoas que cometeram crimes graves,então como praticantes sérios de Hoodoo não devemos sair por ai fazendo feitiços de destruição porque estamos com raiva de nossos"inimigos".

Intencionalidade.



Na tradição Hoodoo, maldições são vistos como um desejo que só pode ser cumpridas por autorização de Deus e só quando a maldição é merecida. 

Por exemplo, se você fizer um pó para amaldiçoar um indivíduo,este pó só vai ter um efeito sobre tal indivíduo e mais ninguém que possa caminhar sobre o pó. Além disso, acredita-se que maldições não justificadas ou que seja de fato merecidas não causarão nenhum efeito, exemplo que provém da Bíblia um livro muito utilizado por praticantes de Hoodoo,tomo como exemplo o livro de Provérbios 26: 2 que diz:

"Como o pardal que voa em fuga,
e a andorinha que esvoaça veloz,
assim a maldição sem motivo justo
não pega"

A maldição que é de fato merecida e pronunciada por uma pessoa em posição de autoridade, como um Rootworker, é dito que nunca falham,porem temos que levar em consideração que o "atacado"pode ter defesas espirituais e sendo assim o feitiço pode retornar ao seu lançador ou pode ser neutralizado por tais defesas.






O que temos que saber é o seguinte,no Hoodoo não há a Lei Tríplice,como é ensinada na tradição da Wicca,tradição esta que respeito e gosto muito,mas não é porque no Hoodoo não há tal lei que devemos sair por ai fazendo feitiços de destruição e punição só porque o alvo fez algo que ofendeu nosso EGO.

Não temos como negar a lei do retorno, lei esta que é ensinado por todas as escolas sérias de Mágia,independente se retorna-rá 3 x ou uma vez,se analisarmos os escritos de grandes cabalistas e falo de Cabalá pois esta também influenciou o Hoodoo,eles ensinam que se matarmos uma pequena borboleta aqui no brasil isto pode causar um furacão no outro lado do mundo!



Então pensem bem antes de fazer feitiços de destruição,dominação(porque isto também é uma forma de atacar a pessoa)amarrações amorosas e afins e saibam a lei do retorno é inegável! 

Livros pesquisados:

Voodoo Dolls in Magick adn Ritual de Denise Alavarado.

The Voodoo Hoodoo Spellbook de Denise Alvarado.

Pierre Verger livro:Ewá.

O poder da cabala de Yehuda Berg.

Paulo Bulgarelli.`.

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domingo, 27 de setembro de 2015

Marassa,os gêmeos na tradição vodu.



Marassa




Gêmeos na vida real normalmente são capazes de manifestar diferentes habilidades com mais facilidade do que a grande maioria segundo as raízes africanas. É um talento natural. O poder dos Loas Marassa está fortemente ligado com eles, assim, eles são capazes de controlar as coisas e fazer magia.





No Vodu haitiano, os Marassa são servidos logo após a Legba e é dado um lugar de alta importância. A imagem que usam os voduístas para representar o Marassa é S. Cosme e Damião, que estão associados com o Marassa Rada.

Marassa também são servidos no rito Petro a ser referido como Marassa nan Petro. Os gêmeos Petro também são referidos Marassa twa, ou gêmeos de três, sendo verdadeiramente trigêmeos. Estes trigêmeos são mais geralmente associado com as três virtudes: Fé, Esperança e Caridade.







Famílias que são conhecidas por ter gêmeos dentro de seu passado ou presente, geralmente são obrigados a servir o Marassa. Festividades para o Marassa oferecendo a alimentação tanto para os gêmeos vivos quanto para os gêmeos mortos. Todas as crianças, na verdade, são convidadas a comer a sua oferenda. As crianças aproveitam a comida e o Marassa é esperado para comer sentado no chão e com as mãos, junto de seus convidados.

O Marassa gosta de comer. Ele come suas oferendas e ainda reclamam que estão com fome e dizem que não comeram nada. Apenas quando completamente satisfeitos eles vão atender às pessoas que necessitam de sua ajuda. Juntamente com alimentos, como a maioria das crianças, eles adoram brinquedos. Eles são terríveis quando resolvem punir e devemos ter grande cuidado para não excitar esse lado deles. Raramente aparecendo na posse, eles agem como crianças quando elas fazem uma aparição. Eles são conhecidos por ter a clarividência, a capacidade de curar, para conferir boa sorte em geral.


Você pode notar que as características destes Loas são bem parecidas com as crianças de nossa umbanda digo a nossa umbanda porque aqui no brasil é o que estamos mais familiarizados é uma das religiões brasileiras que têm bastante influencia africana ou seja o culto aos sagrados orixás.



A gama do que constitui um gêmeo é bastante ampla dentro dos ritos africanos. Crianças nascidas com dedos a mais  nas mãos ou nos pés são considerados gêmeos. Diz o ditado que comeram a outra criança, enquanto no útero, assim, o dígito extra representa a sua outra metade.

Crianças que nasceram com pés palmados ou as mãos também são considerados Marassa. A criança que nasceu após os gêmeos (dosou para o sexo masculino, dosa para o feminino) é considerado mais poderosa do que os gêmeos combinados. Há Marassa associados com todas as nações da tradição Vodu, então na verdade existem diversos conjuntos de gêmeos e diferentes formas de atendê-los.


Vévé Marassa.


O Marassa nem sempre são as mais fáceis de lidar como Loa. É por isso que muitos vão apenas servir o Marassa se tiverem a obrigação de fazê-lo.

Se em  sua família têm gêmeos, não há escolha. Ou se for chamado pelos gêmeos para servi-los, mais uma vez será obrigado serví-los. Eles são coléricos, delicadas, mas têm ataques de fúria, e pode ser violento às vezes.


Eles devem ser tratados exatamente iguais, se fizer o contrário pode provocar ciúmes, causando problemas. Bonecos gêmeos são um presente maravilhoso para esses Loas. Elas adoram doces, pipoca e outras guloseimas.

Durante as saudações para os gêmeos, uma criança será levada em torno do peristilo com uma laye (bandeja de palha) para jogar alguns dos alimentos do gêmeo em áreas sagradas. Os doces e outros alimentos são repassados ​​até o laye ficar vazio. Vegetais folhosos, álcool, fumo e sangue não são oferecidos ao Marassa pois são coisas impuras que pode destruir seus poderes. 




Na verdade, isso seria considerado um grande insulto. O Marassa são servidos em pratos duplos e triplos, especialmente para eles, que muitas vezes são unidos como um.

Abraços á todos!!!!

Paulo Bulgarelli.`.
(Bruxo,Ocultista,Benzedor,Conjure e Rootworker)

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sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Papa Legba

Papa Legba




Papa Legba,sincretizado com São Lazaro.




Legba é o primeiro loa a ser saudado em uma cerimônia de Vodu, embora exista algumas exceções a este respeito.Na realidade, sem dúvida de que servir Legba é essencial. Sem uma saudação apropriada para Legba, não seríamos capaz de entrar em contato com outros Loas. Papa Legba é o Portal. Assim, ele abre as portas para os Loas. 

Nota-lo aqui nesta canção popular: 

"Papa Legba ouvre baye pou mwen, ago eh! 
Papa Legba Ouvre baye pou mwen, 
Ouvre baye pou mwen, Papa 
Pou mwen passe, Le'm tounnen mapa remesi Lwa yo! " 

Português: 

"Papa Legba, abra o portão para mim, e me dê licença 
Papa Legba, abra o portão para mim 
Abra o portão para mim, Papa 
Para eu passar, quando eu voltar eu vou agradecer ao Lwa! "

Como você pode ver, Papa Legba reside no portão. No início de qualquer dança Vodu, você vai notar as saudações diferentes para o Loa Legba. Esta é uma forma de homenagear a "casa" deste Loa, o portão. Vivendo no portão, Legba controla a entrada e saída dos Loas dentro e fora do templo. Sem sua permissão, nenhum Lwa será capaz de entrar no peristilo, e chamar os Loas será em vão.


Papa Legba sincretizado com São Pedro,que carrega as chaves do céu.


Legba é o mestre das portas, portais e estradas. Pontos de interseção estão também sob seu controle.
Legba vive no portão, em última análise o coloca no papel de regulador. Ele regula o fluxo de uma cerimônia, permitindo a passagem do Loa mantendo o equilíbrio do templo.

O Houngan ou a Mambo levando a cerimônia também controla o Loa. Ele ou ela pode fazer o Loa deixar a cabeça de alguém no caso deles terem aparecido no lugar errado ou tempo impróprio. Há uma série de técnicas utilizadas para fazer isso.

Papa Legba é um velho, (principalmente) o homem pacífico, sexualmente impotente. Ele é visto como um homem pequeno de idade que usa roupas de mendigo. Ele tem feridas, um pé coxo e um membro torcido. Mas não se engane, pois Loa Legba é muito poderoso e pode-se ver isso durante suas posses, em que Legba pode demonstrar a sua grande força. Ele anda com uma muleta, carrega uma Djakout (bolsa de palha), fuma um cachimbo e usa um chapéu de palha. A bolsa de palha de Legba, Djakout, muitas vezes pode ser vista pendurada em uma árvore com suas ofertas dentro,ou nas encruzilhadas.





Legba é uma grande Loa. Ele é o dono de muitos caminhos. Papa Legba vive no portão e é frequentemente visto como um andarilho.

Durante as cerimônias, a entrada para o peristilo será a primeira a ser saudada durante  o culto de Legba. Esta é uma forma de homenagear a "casa" desta Loa, o portão. 

Legba é um malandro também! Ele tem sido conhecido por desempenhar um bom número de truques nas pessoas, algumas agradáveis ​​e outras não tão boas assim!

Há apenas um Legba, mas às vezes você vai ouvir alguém dizer "Legba Petro nan". Há músicas para Legba Petro nan. "Legba Petro nan" na verdade significa "servir Legba no rito Petro". Legba está sendo servido para abrir o portão para o Loa Petro. O serviço de Legba "no Petro" é diferente de seu serviço no rito Rada (petro = "magia negra" / rada = "magia branca").


Vévé Papa Legba.


Legba, ao ser saudado no rito Rada, é saudado e servido com água, melaço, e às vezes mel. Ele é saudado com o asson, o chocalho sagrado do sacerdócio. Legba, ao ser saudado no rito Petro, será saudado com rum (ou kleren que é rum misturado com várias coisas).

Há certos espíritos no mundo que todos podem ou não ter naturalmente com eles. Todas as pessoas tem ancestrais, ou seja, todo mundo tem um  Guede, todos têm a Loa Met Tet(Senhor da cabeça). Mas um Loa que todos podem não ter com ele, mas que todos são capazes de entrar em contato com ele é o Loa Legba.


Oferenda para Papa Legba para aberturas de caminhos!!!!!






Se você busca pela abertura de seus caminhos, principalmente nos casos de dinheiro e de emprego, é para Papa Legba que você deve fazer seus pedidos. Em uma sacola feita de palha coloque uma garrafa de cachaça ou de rum, um cachimbo, tabaco, moedas, amendoins e leve estes presentes numa encruzilhada para Legba, peça para ele abrir o caminho para você. E nunca se esqueça de ser bondoso com os mendigos, principalmente com mendigos idosos, pois muitas vezes um mendigo na rua é Papa Legba disfarçado, que irá testar a boa vontade de seus fiéis....

Texto escrito sob a supervisão de Houngan Jose.

Paulo Bulgarelli.`.
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sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Detalhes dos Loas do Vodu

Detalhes dos Loas do Vodu


Vou falar dos detalhes de cada Loa do Vodu Haitiano,mostrarei seus Vévés correspondentes,bem como alguns detalhes de suas oferendas,seus sincretismos e etc.

Espíritos em Vodu são conhecidos como Loas; litografias de Santos católicos são usados para representá-los.

Durante a escravidão no Haiti, os brancos mestres franceses proibiram os escravos de praticar vodu como religião e quem era pego praticando qualquer outra religião que não o catolicismo foram severamente punidos.


Os escravos, ainda profundamente ligados às suas raízes africanas foram obrigados a usar as imagens de Santos católicos durante cerimônias Vodu, fingindo estar orando para eles, enquanto no fundo de seus corações eles estavam rezando para seus deuses africanos. Esta é a principal característica que diferencia o Vodu que é praticada no Haiti e na África.


Mais de 400 anos se passaram, mas a tradição estranhamente ainda permanecem até hoje; ele está tão profundamente enraizada na religião que é quase impossível sequer imaginar Vodu haitiano sem a representação do Loas com imagens dos santos católicos.


Damballa


Damballa,sincretizado com São Patrício.


No Vodú, Damballah é um dos mais importantes de todas os Loas. Ele é tanto membro da família Rada (magia branca) como da família Petro (magia negra) ou um Loa Racine(Raiz).

É representado como uma serpente e associa-se estreitamente com cobras. Ele é considerado o pai de todas os Loas e, juntamente com sua esposa Ayida Weddo, são considerados no Vodú haitiano os Loas da criação.


Algumas das suas canções rituais indicam que ele "transporta os antepassados", na sua volta ao Ginen (casa espiritual do Loa, e o pós-vida). Sua esposa é a serpente arco-íris Ayida Weddo (ele também é casado com a Erzulie Freda).

Como um Loa da nação Rada está associado com a cor branca. Sua cor especial é o branco. Suas oferendas são muito simples, por exemplo, ele prefere um ovo em um monte de farinha. Algumas casas também servem ele com anisete (licor de anis) e xarope de milho,bolos brancos.

Ele não fala quando se apresenta em sua posse, mas faz barulhos, sibila como uma cobra.

Na maioria das casas, ele é sincretizado com uma das imagens católicas de Moisés ou St. Patrick.

Damballa está no topo da Hierarquia Vodu.No entanto, tem casa que vão preferir associar-lo St. Moises com Damballa no aspecto Rada, e St. Patrick para o Petro Damballa.


Moisés lançando seu cajado e ele se transforma em cobra.


A razão para isso é que St. Patrick não gostava de cobras e as expulsaram da Irlanda. No entanto, Moisés usou cobras em seu trabalho extensivamente. Ele de fato carregava um cajado que se transformou em cobra! Moisés também teve acesso ao Santo dos Santos, e Dambala é o Santo dos Santos. Ele é o tabernáculo. Esta é a razão pela qual Dambala é o mais sagrado de todos os Loas.

Durante uma festa de Vodu, fumar e beber são restritos até depois Dambala e Ayida forem saudados. Algumas casas preferem restringi-los até depois Freda (ela odeia cigarros!).
Dambala não gosta do cheiro de cigarros ou bebidas alcoólicas. Ele é um espírito muito puro! Ele manifesta-se como uma serpente, e é conhecido por sua capacidade de criar a paz, mesmo nas mais difíceis situações.

Como é que ele é servido anisette então? Você pode estar se perguntando. Ele leva anisette em seu aspecto Petro. Neste aspecto, ele é muitas vezes conhecido como Dambala nan Petro ou Danbala La Flanbo. Ele também é conhecido neste momento como uma serpente alada. Em seu aspecto Rada, ele aceita apenas o branco mais puro e limpo. Em Petro, algumas vão usar verde, vermelho e prata.



Alguns exemplos de Vévés dos Loas Damballa e Ayida Weddo.


Dambala não se  associas ao Guedes. Isto é bastante fácil de entender. A fumaça, beber e muitas pimentas. Dambala é um espírito puro. Ele deve ser mantido puro.


Ki mele mwen, Danbala, Ki mele mwen
Ki mele mwen, Danbala, Ki mele mwen
M pagen Mama, M pagen Papa
Danbala, ki mele mwen

O que me importa Dambala, o que me importa,
O que me importa Dambala, o que eu me importo.
Eu não tenho mãe, eu não tenho pai.
Dambala, o que me importa.

Abraços!!!! 

Paulo Bulgarelli.`.

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