domingo, 5 de julho de 2015

Vodu X Cristianismo



Para muitos Houngans (sacerdotes) e Voduistas este assunto é um tabu,muito não se discuti sobre isto,muitas pessoas não assumem o Vodu como sua religião por medo ou críticas da sociedade e usam o sincretismo para "esconder"sua fé nos Loas,o que acontece também na Umbanda aqui no Brasil aos quais se usam imagens católicas para representar os orixás.
Tanto no Haiti quanto nos E.U.A e New Orleans os Loas ainda são sincretizados pelos santos católicos e é quase impossível imaginar o Vodu de New Orleans sem este sincretismo.Não que não irei usar as imagens de Santos Católicos para ''representar'' os Loas pois eu adoto tal prática,mas é questão de opção de Voduista para Voduista adotar tal prática. 
Alguns usam somente os Vévés nos seus rituais,porque acham que é um desrespeito com o Vodu e com os negros que tanto sofreram tendo que esconder suas crenças dos olhares de seus ''senhores'' outros adotam as imagens católicas em seus altares e não têm problemas com isto.
O sincretismo foi muito marcante para o Vodu,quanto o foi para o Candomblé,Umbanda.Mas hoje se observarmos não precisamos mais desta prática, hoje em dia temos liberdade de expressão,uso tal representação para os Loas por falta de uma mais realista para apresentar para aos visitantes, podemos mostrar nossas crenças sem medo algum,não sou negro mas este sangue corre em minhas veias e respeito muito as práticas religiosas Africanas pois sabemos que este povo que deu origem á todos nós,todos nós temos o DNA da nossa mãe Africa e temos que nos orgulhar disso.
Mas o porque escrevi tudo isto? foi para que você tenha consciência que quando você estiver de frente para as suas ''representações'' dos Loas você não se perca nas práticas Voduistas e não as deixe misturar com o Catolicismo, que você saiba que não são os Santos Católicos que estão te ouvindo enquanto você conversa com os Loas,pois o Houngan que me ensina Vodu sempre diz;''O Loas são muito ciumentos''

Paulo Bulgarelli.`.
(Bruxo,Ocultista,Conjure e Rootworker)

Nenhum comentário:

Postar um comentário