domingo, 1 de novembro de 2015

A Família Guedê

A Família Guedê








Os Loas Gédé são espíritos muito interessantes, engraçados e cheios de traços humanos, encarnam o poder da morte e da fertilidade.Eles são os intermediários entre os vivos e os mortos.

O líder dos Gédé é Baron Semetye (Barão do Cemitério), que, junto de sua esposa, Maman Brijit, governam soberanos o cemitério e seus espíritos. Barão e Brijit são considerados os pais dos Gédés, que formam a família de mesmo nome, família Gédé (lê-se guedê).

Gede tem a capacidade de ler as mentes das pessoas e de saber tudo o que acontece em ambos os mundos.
Curiosamente os Gédés são patronos das crianças,se uma criança está morrendo,raza-se para os Gédés, acredita-se que ela não morrerá antes da hora e os Gédés vão proteger os mais pequenos.





Eles gostam de dançar dança sexualmente sugestivas. O ritmo é conhecido como  Banda, os Loa Gédé dançam ao som do tambor chamado de Banda, que é uma dança forte, rápida e frenética, cheia de mímicas sexuais. Os Gédés são vulgares, comumente xingam, falam muito palavrão e brigam com certa facilidade. eles também são conhecidos a partir de sua boca suja, e sua bebida favorita, Piman Kleren; um rum de fogo com 21 pimentas, adoram tanto, que eles derramam em seu corpo, lavam o rosto, e até mesmo os seus órgãos genitais com ele, o que também é visto como prova de possesão real entre os voduistas pois,seria impossível uma pessoa em sã consciência realizar tal ato e não sentir dor ou queimação nas partes intimas e internas do corpo.


A presença deles parecem sempre colocar todos no templo Vodu e em um tipo de humor sexual. Quando Gede vêm em posse, eles usam óculos de sol com uma lente perdida, alguns cobrem seus rostos com pó de bebê, eles gostam de se vestir com elegância funeral - cartolas, jaquetas pretas,eles vestem roupas  pretas ou roxas,adoram pó de cemitério e terra de cemitério.
Eles fofocam e colocam segredos embaraçosos das pessoas para fora, e fazem todos rirem, mas se  puxados a um canto e você e pedir-lhe uma pergunta séria; ele vai lhe dar a melhor resposta que ele pode dar.






Cada cemitério tem o seu próprio Barão e Brigitte e no Haiti são identificados por alguns túmulos. O primeiro homem enterrado em um cemitério é um Barão e primeira mulher uma Brigitte. No Haiti, cruzes serão erguidas para cada um naquela tumba. Pessoas que necessitam de ajuda, fazem oferendas em suas cruzes.



Vévé Maman Brigitte.


Existem vários Barões , alguns mais comuns do que outros: Baron Lakwa (a cruz), Baron Semetye (cemitério), e Baron Samedi. Barões são os juízes . Quando você deixa seus problemas aos pés do Barão, você pode ter certeza que ele vai procurar os inocentes e destruir os culpados .
Há muitas centenas de Gédé, se não milhares , e eles estão sempre andando espiritualmente pelas ruas, matas e cemitérios, e são algumas vezes temidos, principalmente na "hora morta", que compreende da 03:00 da manhã até as 03:59 da manhã, no Hemisfério Sul esta hora morta se dá a 00:00.


Vévé Baron Samedhi.


Como disse anteriormente, existem centenas de Gédé lá fora, são espíritos de todo tipo. Mas há um em especial que é muito conhecido nos EUA e no Haiti, este é chamado de Brav Gede Nibo.





O dia de comemorar os Gédé é 02 de Novembro, dia de finados. Durante esta festa, os voduístas saem às ruas possuídos pelos espíritos Gédé numa espécie de procissão um pouco assustadora e as pessoas vão oferecendo comidas e bebidas aos espíritos,vévés são desenhados no local. É uma festa muito interessante. Os Zumbis também estão relacionados aos Gédé.



Aqui está uma canção popular para Brav Gede.

Brav Gede alovi e
M'pat vin isi pou'm ret a moun o
Fouye twou a se mwen, antere a se mwen (bis)
Mwen pat vin isi pou'm ret ak moun o

"Brav Gede Alovi eh
Eu não vim aqui para ser servo de ninguém
Cavando o buraco; sou eu. enterramento; sou eu (bis)
Eu não vim aqui para ser um servo de ninguém.

Uma canção popular é cantada, com ênfase para Barão, imparcialidade na prestação de Justiça. Nem mesmo as crianças estão isentas.

"Baron Oh! Baron Oh!  
Barão! Oh Oh! 
Timoun fronte kap'e Joure granmoun 
y'ale Mennen 'nan Simityè "

Baron Oh! Baron Oh! 
Baron Oh! Baron Oh! 
crianças rudes, que estão desrespeitando os anciãos 
trazê-los para o cemitério. "




Zumbis
O Caso Zumbi de Felícia Felix-Mentor



Felícia Felix-Mentor(Verdadeiro Zumbi)Fotografia feita pelapesquisadora Zora Neale Hurston.

Em 1936, um corpo com andar cambaleante, vestido apenas com uma bata branca, surge no horizonte de um estrada suja, perto da capital do Haiti, Porto Príncipe.

Pessoas correram para ajudar e levaram a estranha mulher para o hospital. Constatou-se que ela era surda, cega e muda, mas reagia a estímulos e movimentava a cabeça freneticamente. Quem seria esta mulher? A identidade seria revelada quando seu mariado e irmão a reconheceram. Era Felícia Felix-Mentor. Mas não podia ser! Ela erava morta e foi enterrada em 1907.A única explicação possível que o médico pode dar foi "zumbi".

Este caso foi investigado e documentado pela escritora norte-americana Zora Neale Hurston, uma cética severa que encontrou e fotografou a garota "morta", e saiu convencida de ela ser uma vítima genuína dos Bokors, os feiticeiros vodus que praticam a magia negra(nas um Bokor não só pratica"Magia Negra"). Este foi um caso que Hurston nunca mais esqueceria.


Zora Neale Hurston

"As visão foi terrível. Aquele rosto imóvel, com os olhos mortos. As pálpebras eram brancas em torno dos olhos, como se tivessem sido queimadas com ácido. Não existia nada que você pudesse dizer a ela ou retirar, exceto olhar para ela, e a visão de sua ruína era demais para suportar por muito tempo."
Zora Neale Hurston.

Outro tipo de Zumbi que existe é o que é amaldiçoado para que não faça a passagem ou seja a sua alma, ele é trazido das águas misticas por um Bokor com o auxilio dos Guedês.

Abraços!!!
Paulo Bulgarelli.`.

Texto sobre o Vodu escrito sobre a supervisão de Houngan Jose(Tam Vodou Laspri Nan Lavi).









Nenhum comentário:

Postar um comentário